Olá pessoal!
Hoje vou falar um pouco sobre o trabalho apresentado na sexta-feira (03/05) pelo Grupo 1, dos alunos William, Miriam e Rafaela, sobre aplicativos que podem ser utilizados em aula, para a disciplina de Metodologia de Língua Inglesa. Os aplicativos apresentados foram os seguintes:
Storify
Era um programa que compilava postagens de diferentes redes sociais (Facebook, Twitter, etc) em forma de histórias a serem apresentadas do jeito escolhido pelo usuário. Como não existe mais, foi substituído pelo Wakelet, que tem a mesma função.
Atividade proposta:
Criar postagem sobre pessoas que influenciaram sua vida, explicar para a sala sobre elas em inglês (afetividade).
Wakelet disponível em: IOS, Android e online (extensões no Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari).
Facebook
Rede social criada inicialmente dentro de uma universidade e somente para estudantes, depois se popularizou no mundo inteiro e hoje é uma das maiores redes sociais existentes.
Tem muitos benefícios pedagógicos, como compartilhar materiais de estudo, estimular discussões, enviar lembretes sobre trabalhos e atividades, tirar dúvidas. Além disso, os pais têm acesso ao conteúdo postado e é um canal dinâmico e prático, deixando o aprendizado mais interessante.
Algumas ferramentas similares são:
-MySpace, que perdeu espaço para o Facebook e acabou se voltando mais para o mundo da música;
-Tumblr, que também é uma rede social em formato de blog;
-Hello, do mesmo criador do Orkut, com o intuito de resgatar os recursos do mesmo, como comunidades e fotos da antiga rede social. Ainda não tem data de lançamento.
-TSU, era uma rede social muito parecida com o Facebook mas com o diferencial de ser rentável, dando lucros para os usuários, e só ser possível o cadastro através de convite.
Atividade proposta:
-Entrar no grupo do Facebook criado pelo grupo 1
-Escolher um vídeo
-Reagir e comentar
Um recurso legal do Facebook são as diferentes reações, memes e textos.
Disponivel em: IOS, Android e online.
YouTube
É uma plataforma de compartilhamento de vídeos, comprada pelo Google. Essa plataforma oferece recursos didáticos e é possivel momtar um acervo virtual. Possui inúmeros vídeos num só lugar, de diversos assuntos, podendo ajudar alunos com dificuldades e incentivá-los a produzir e compartilhar conteúdo.
Algumas ferramentas similares são:
-Vimeo, que possui uma boa interface emcom outras políticas de conteúdo;
-DailyMotion, que também é uma plataforma de compartilhamento de vídeos com variados conteúdos;
-Metacafe, que é um precursor das plataformas de vídeos;
-Veoh, outra plataforma de compartilhamento de vídeos
Atividade proposta:
Utilizar letra de uma música impressa, contextualizar a música, preencher lacunas, classificar como verbo ou substantivo.
Wix
Permite criar seu próprio site profissional, de maneira completa, porém não complexa. Abrange todos os públicos profissionais, de forma gratuita.
É fácil de usar, possui suporte e central de ajuda, muitos designs disponíveis. Algumas desvantagens são: falta de flexibilidade, preço da versão paga, ambiente compartilhado.
Algumas ferramentas similares são:
-WordPress, que tem mais opções de ferramentas
-Blogger, que é mais simples e pessoal
Atividade proposta:
O professor pode criar um site com seu portifolio de atividades dadas em aula, e isso pode ser utilizado como um “currículo”
Ou
O professor cria um site onde os alunos podem postar atividades que estão fazendo em aula para depois poder mostrar para os pais.
Muito legal os usos dessas ferramentas, né? O legal é que algumas delas estão presentes no nosso dia a dia e é mais fácil de se adaptar para uma atividade em aula. Comentem aí algumas ideias de atividades utilizando esses recursos!
Até mais =)
Nenhum comentário:
Postar um comentário