quarta-feira, 15 de maio de 2019

Storify & Facebook & Youtube & Wix

Olá pessoal!
Hoje vou falar um pouco sobre o trabalho apresentado na sexta-feira (03/05) pelo Grupo 1, dos alunos William, Miriam e Rafaela, sobre aplicativos que podem ser utilizados em aula, para a disciplina de Metodologia de Língua Inglesa. Os aplicativos apresentados foram os seguintes:


Storify

Era um programa que compilava postagens de diferentes redes sociais (Facebook, Twitter, etc) em forma de histórias a serem apresentadas do jeito escolhido pelo usuário. Como não existe mais, foi substituído pelo Wakelet, que tem a mesma função.
Atividade proposta
Criar postagem sobre pessoas que influenciaram sua vida, explicar para a sala sobre elas em inglês (afetividade).
Wakelet disponível em: IOS, Android e online (extensões no Google Chrome, Mozilla Firefox, Safari).

Resultado de imagem para storify logo

Facebook

Rede social criada inicialmente dentro de uma universidade e somente para estudantes, depois se popularizou no mundo inteiro e hoje é uma das maiores redes sociais existentes.
Tem muitos benefícios pedagógicos, como compartilhar materiais de estudo, estimular discussões, enviar lembretes sobre trabalhos e atividades, tirar dúvidas. Além disso, os pais têm acesso ao conteúdo postado e é um canal dinâmico e prático, deixando o aprendizado mais interessante.
Algumas ferramentas similares são:
-MySpace, que perdeu espaço para o Facebook e acabou se voltando mais para o mundo da música;
-Tumblr, que também é uma rede social em formato de blog;
-Hello, do mesmo criador do Orkut, com o intuito de resgatar os recursos do mesmo, como comunidades e fotos da antiga rede social. Ainda não tem data de lançamento.
-TSU, era uma rede social muito parecida com o Facebook mas com o diferencial de ser rentável, dando lucros para os usuários, e só ser possível o cadastro através de convite.
Atividade proposta
-Entrar no grupo do Facebook criado pelo grupo 1
-Escolher um vídeo 
-Reagir e comentar
Um recurso legal do Facebook são as diferentes reações, memes e textos.
Disponivel em: IOS, Android e online.

Resultado de imagem para facebook logo

YouTube 

É uma plataforma de compartilhamento de vídeos, comprada pelo Google. Essa plataforma oferece recursos didáticos e é possivel momtar um acervo virtual. Possui inúmeros vídeos num só lugar, de diversos assuntos, podendo ajudar alunos com dificuldades e incentivá-los a produzir e compartilhar conteúdo. 
Algumas ferramentas similares são:
-Vimeo, que possui uma boa interface emcom outras políticas de conteúdo;
-DailyMotion, que também é uma plataforma de compartilhamento de vídeos com variados conteúdos;
-Metacafe, que é um precursor das plataformas de vídeos;
-Veoh, outra plataforma de compartilhamento de vídeos 
Atividade proposta:
Utilizar letra de uma música impressa, contextualizar a música, preencher lacunas, classificar como verbo ou substantivo.

Resultado de imagem para youtube logo


Wix

Permite criar seu próprio site profissional, de maneira completa, porém não complexa. Abrange todos os públicos profissionais, de forma gratuita.
É fácil de usar, possui suporte e central de ajuda, muitos designs disponíveis. Algumas desvantagens são: falta de flexibilidade, preço da versão paga, ambiente compartilhado.
Algumas ferramentas similares são:
-WordPress, que tem mais opções de ferramentas 
-Blogger, que é mais simples e pessoal
Atividade proposta: 
O professor pode criar um site com seu portifolio de atividades dadas em aula, e isso pode ser utilizado como um “currículo”
Ou
O professor cria um site onde os alunos podem postar atividades que estão fazendo em aula para depois poder mostrar para os pais.

Resultado de imagem para wix logo

Muito legal os usos dessas ferramentas, né? O legal é que algumas delas estão presentes no nosso dia a dia e é mais fácil de se adaptar para uma atividade em aula. Comentem aí algumas ideias de atividades utilizando esses recursos!
Até mais =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Padlet & Pixton & Twitter & Podcasts

Olá pessoal! Tudo bem? Hoje vou falar um pouco sobre o trabalho apresentado pelo grupo 5, composto por Evilásio, Fernanda, Marília, Milen...